- Bem-vindo...Aqui neste espaço as lendas e os mitos andam livremente.Você encontrará um pouco sobre o contexto histórico do mito do Sanguanel,na Itália e no Rio Grande do Sul.
domingo, 10 de julho de 2011
O Sanguanel no Rio Grande do Sul
Segundo FAGUNDES, Antonio Augusto. Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul, 2003. O Sanguanel é um mito gringo, da região italo-gaúcha, cuja crença é muito viva ainda no presente. Ele é um ser pequeno de cor vermelha que a rigor, não faz mal pra ninguém, mas só assusta as pessoas, ele vive pelos pinheirais da Serra e seu prazer é roubar crianças, as quais esconde no alto das árvores, ou no meio das amoreiras do mato. Ele as alimenta com frutas silvestres traz mel em uma folha e água se tem sede.
Já os pais preocupados como loucos, procuram suas crianças roubadas pelo Sanguanel e quando as acham, ou elas voltam sozinhas para casa, estão sempre sonolentas, lembram pouco e mal das coisas que aconteceram, embora não esqueçam da figura vermelha do Sanguanel.
Raramente o Sanguanel se envolve com adultos, já neste caso ele assume o papel de vingador engraçado, fazendo picardias e provocações aos preguiçosos, bêbados ou não religiosos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário