domingo, 10 de julho de 2011

Representação do Sanguanel em eventos culturais

Sanguanel na Festa do Vinho Novo /2006

Sanguanel na Festa do Vinho Novo /2008

Sanguanel na fenavindima em Flores da Cunha/2011

Manifestações Culturais


O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi de Flores da Cunha, realiza atividades culturais como a inserção da lenda do Sanguanel e do personagem representado nas visitas guiadas para as escolas,por Daiana Pedron, estudante de história.

Descedentes dos trentinos - Comunidade de Santos Anjos 4ºDistrito de Farroupilha /Rio Grande do Sul.


Para os trentinos o salvanél, era um homenzinho que sempre vestido de vermelho, raptava as crianças e as alimentava com mel e leite de cabra, mas não as fazia mal algum, o problema estava em que, quando pisa-se em suas pegadas perdesse o rumo e ficava-se andado por horas em círculos.


A Comunidade de Santos Anjos foi fundada por famílias oriundas dos Alpes Trentinos. Sua relação com as montanhas verdes e cobertas de neve na maior parte do ano, com seu rico folclore primitivo, e a tradição popular das máscaras festivas, falar dos seres encantados da natureza, como o Homem Selvagem que habitava as grutas, o Salván que era coberto de folhas e caçava nos bosques com seus cães, já sua esposa, a Bregostaná, era uma sábia bruxa que conhecia os segredos das plantas medicinais. O Sanguanel não tinha hora do dia ou da noite para aparecer,este divertia as crianças com suas infinitas travessuras e as alimentava com frutas silvestres, leite e mel, e após um dia de brincadeiras ele as devolve próximo de suas casas.
Comunidade de Santos Anjos reunida para o Desfile.

O Sanguanel no Rio Grande do Sul


Segundo FAGUNDES, Antonio Augusto. Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul, 2003. O Sanguanel é um mito gringo, da região italo-gaúcha, cuja crença é muito viva ainda no presente. Ele é um ser pequeno de cor vermelha que a rigor, não faz mal pra ninguém, mas só assusta as pessoas, ele vive pelos pinheirais da Serra e seu prazer é roubar crianças, as quais esconde no alto das árvores, ou no meio das amoreiras do mato. Ele as alimenta com frutas silvestres traz mel em uma folha e água se tem sede.
Já os pais preocupados como loucos, procuram suas crianças roubadas pelo Sanguanel e quando as acham, ou elas voltam sozinhas para casa, estão sempre sonolentas, lembram pouco e mal das coisas que aconteceram, embora não esqueçam da figura vermelha do Sanguanel.
Raramente o Sanguanel se envolve com adultos, já neste caso ele assume o papel de vingador engraçado, fazendo picardias e provocações aos preguiçosos, bêbados ou não religiosos.