sábado, 20 de agosto de 2011

Cooperativa Vitivinicula de forqueta - 1929

 A ambiência de um Paiol, remete ao espaço onde guarda-se as ferramentas de trabalho e a produção de grãos, e neste espaço representa-se o folclore por meio da figura do Sanguanel.

Não pisa na pegada do Sanguanel - carro no corso alegórico de n°5

O ano de 2008 houve um carro no corso alegórico de n°5, que se chamava: Não pisa na pegada do Sanguanel, desenhado por Cristian G. Moz e André Gnatta, onde era destacado o personagem em meio as outras lendas como a da Bruxa, o Sanguanel e o Boi Tata, o ambiente da Bruxa tem a lua crescente e flores e plantas muchas, o Sanguanel tem pinheiro com uma criança escondida e ele segura um fio com várias roupas de crianças, na frente tem o fogo do Boi Tata onde ele sai de um taquaral, que tendo encima uma coruja, a simbologia foi bem destacada, as referencias as narrativas que as pessoas tem sobre as lendas, assim remetem aos ambientes decorativos nesse carro, ele referencia as lendas mais importantes do folclore regional e das lendas das colônias italianas com as da região da Serra, houve uma ressemantização das mesmas para a comunidade, onde pessoas vestidas caracteristicamente brincam com o publico que está assistindo, cuja representação foi feita por grupo de um comunidade carente.

Estudo para a execução do carro nº5


Desfile da Festa Nacional da Uva DE 2008 - Representações do folclore gaucho e ítalo gaucho:Sanguanel,algumas bruxas e o saci-pererê.

DESFILE ALEGÓRICO DA FESTA DA UVA 2012.

Site desta imagem:

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mais do mesmo - seres mágicos do passado, do folclore Trentino não fazem mal a ninguém.

Para coibir as ações excessivas de qualquer pessoa. As pessoas usam o nome que mais ouvem e que é convincente, para passar a ideia de medo, de contenção, as pessoas usam as lendas que tem uma função psicológica e social.
A lenda sobre o mito do Sanguanel é lembrada e expressada de várias formas nos eventos culturais da região da Serra Gaúcha, desde desfiles temáticos, como da Festa Nacional da Uva de 1996 onde o artista multimídia Agostinho Basso mais conhecido por Gutto Basso, encarnou de forma magistral o personagem que é símbolo do folclore italo-gaúcho.

Outros....

Esta pintura foi executada por Gelson Soares.

A Comunidade de Santos Anjos fundada por famílias oriundas dos Alpes Trentinos, sua relação com as montanhas verdes e cobertas de neve na maior parte do ano, com seu rico folclore primitivo, e a tradição popular das máscaras festivas, falar dos seres encantados da natureza, como o Homem Selvagem que habitava as grutas, o Salván que era coberto de folhas e caçava nos bosques com seus cães, já sua esposa a Bregostaná uma sábia bruxa conhecia os segredos das plantas medicinais, o Sanguanel que não tinha hora do dia ou da noite para aparecer, este divertia as crianças com suas infinitas travessuras e as alimentava com frutas silvestres, leite e mel, e após um dia de brincadeiras ele as devolve próximo de suas casas.

Vale lembrar que estes seres mágicos do passado, do folclore Trentino não fazem mal a ninguém, mas dão cada susto!








Pinturas e Máscaras executadas por Arielson Colombo,para desfile da Festa do Vinho Novo 2010.

Brinquedos:




Site desta imagem: 


Manisfestções do Sanguanel,em parte de muro na cidade de Caxias do Sul no ano de 2008,executado por artista local, a partir do tema - Uma vez imigrante,para sempre brasileiro,para Festa da Uva de 2008.

Creditos Fotográficos: Gelson Soares